Londrina – Candidatos que deveriam prestar o concurso para pedagogo e professor da rede estadual de ensino reclamaram ontem que os portões foram fechados antes do prazo, preestabelecido em edital, no Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL). O caso foi parar na delegacia.
O concurso público contou com 94 mil pessoas inscritas. Em disputa estavam 13.771 vagas de pedagogos e professores de todas as disciplinas dos ensinos fundamental e médio. De acordo com o edital, as provas começariam às 14 horas – os portões seriam fechados 30 minutos antes.
No IEEL, 22 candidatos ficaram do lado de fora. "Cheguei às 13h28, estava na calçada e o fiscal fechou o portão na minha cara", reclamou a candidata Patrícia Graziela Gonçalves. "Tentamos chamar o fiscal, berramos, mas ninguém veio falar conosco. Se eles falam que o limite é meia hora antes, então que mostrem o relógio comprovando o horário. No relógio de ninguém aqui era 13h30", esbravejou a candidata Patrícia Paredes Carlos.
"Isso é um absurdo, chega a ser desrespeitoso, apenas mais um erro de tantos desse edital. No ensalamento aparecia IEE ao invés de IEEL. O endereço aparecia rua Cambará, porém sem número algum", criticou Patrick Garcia Alves.
Os candidatos formalizaram reclamação junto à 10ª Subdivisão Policial de Londrina. "Registramos boletim de ocorrência e vamos entrar com recurso, um mandado de segurança, porque isso não pode ficar assim", desabafou Alves. Problema semelhante também foi registrado em Curitiba.
A Secretaria Estadual de Educação informou, por meio da assessoria, que vai apurar as denúncias para só então se posicionar sobre o assunto.

mockup