Canal passa pela primeira prova nas mãos dos panamenhos
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de janeiro de 2000
Cidade do Panamá, 01 (AE-AP) - O Canal do Panamá passou por sua primeira prova sob controle dos panamenhos e não foi afetado pelo bug do ano 2000. Mas agora o governo deve enfrentar o desafio de garantir uma administração eficiente e velar pela segurança da via apesar de não ter exército.
Os Estados Unidos transferiram ao Panamá, ontem ao meio-dia, a via marítima após administrá-la e garantir sua segurança durante 85 anos. Com a transmissão do istmo, o país alcançou a soberania plena de seu território e encerrou a centenária presença norte-americana.
A primeira prova foi enfrentada com êxito transcorridas apenas 12 horas da cerimônia transmissão. A falha informática do ano 2000 não causou nenhum problema no tráfico de barcos durante as primeiras horas de 2000.
O departamento de controle de tráfico da via marítima informou hoje que 13 barcos transitaram sem enfrentar nenhum contratempo pelo canal durante as primeiras horas do dia. Sete passaram do Pacífico para o Atlântico e seis foram na direção oposta.
"No total, passaram 29 navios desde que o canal foi transmitido e todo transcorreu normalmente", disse uma porta-voz da Autoridade do Canal pouco depois das 10h locais.