Canadá proíbe venda de cigarros ''light''
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de agosto de 2001
Agência Folha<BR>De São Paulo 
O ministro da Saúde do Canadá, Allan Rock, anunciou ontem que as indústria de tabaco estarão proibidas de vender cigarros com o rótulo ''light''. Rock fez o anúncio durante o encontro anual da Associação Médica Canadense.
O ministro disse que ainda não está definido quando a legislação entrará em vigor, mas a expectativa é alertar a indústria tabagista. O ministro havia pedido em maio que a palavra ''light'' fosse retirada das embalagens em cem dias, mas a indústria não atendeu ao pedido.
''Eles enganam o público há décadas. Rotular as embalagens de cigarro como light oferece aos fumantes a falsa idéia de segurança'', disse o ministro.
O executivo Michel Descoteaux, da indústria de cigarros Imperial Tobacco Canada, se defende afirmando que o termo ''light'' não é enganoso porque as embalagens descrevem ''exatamente os níveis das taxas dos componentes''.
As indústrias de cigarro no Brasil têm até o final de dezembro deste ano para deixar de usar os termos ''ultra baixos teores'', ''suave'', ''light'', ''soft'', ''leve'', ''teores moderados'', ''altos teores'' e outras expressões que levem o consumidor a uma interpretação equivocada quanto aos níveis de substâncias tóxicas presentes nos cigarros nacionais.
A proibição vem de uma resolução de 28 de março de 2001 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão ligado ao Ministério da Saúde.


