Campo Mourão instala radares na área central
Sid Sauer
De Campo Mourão
O comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão, major Erbt Afonso Pinto da Silva, anunciou que a partir desta semana serão colocados três radares no centro da cidade para autuar motoristas que trafegam em alta velocidade. Quem for autuado terá que assistir uma palestra de educação no trânsito na sede do Batalhão ou então pagar a multa e perder os pontos na carteira, como prevê o Código Brasileiro de Trânsito.
A medida foi tomada depois que a PM constatou um aumento no número de acidentes na cidade. Tivemos 21 acidentes em seis dias, frisa o major. A média é de 1,8 acidentes/dia, mas normalmente ficamos alguns dias sem acidentes.
Somente na segunda-feira foram registrados oito acidentes (seis deles envolveram ciclistas). Desde domingo, esses acidentes já mataram duas pessoas atropeladas e deixaram outra em estado de coma.
A última vítima fatal foi João Iastrenski Filho, 53, que foi atropelado por um ônibus na perimetral Tancredo Neves, na quarta-feira à noite. Ele morreu um dia depois. Antes dele, na terça-feira, a vítima foi o marceneiro Antônio Pereira, 58, atropelado no centro da cidade por um Fiat Uno. O caso do rapaz que está em coma - Edvaldo Rodrigues dos Santos, 18 - aconteceu no domingo à noite. Ele estava na calçada e foi atropelado por um carro cujo motorista fugiu.
O período de normalidade acabou, lamenta Erbt. Até o final do mês passado, a PM considerava como normal o número de acidentes no perímetro urbano. Foram 329 acidentes entre janeiro e junho, contra 321 no mesmo período do ano passado. Este mês, no entanto, apenas em nove dias o número de mortes no trânsito já é maior que em todo o primeiro semestre. Temos que fazer alguma coisa e o que podemos fazer é na área de repressão, destaca o major.
O rigor da PM inclui os ciclistas, que terão suas bicicletas apreendidas em casos de infração. As bicicletas só serão liberadas que o ciclista participar de uma palestra educativa.





