Campinas começa vacinação contra febre amarela
PUBLICAÇÃO
domingo, 06 de fevereiro de 2000
Agência Estado
De Campinas
A Divisão Regional de Saúde (DIR-12) começou ontem a vacinação em massa contra a febre amarela na região de Campinas (SP). Até o momento não há um balanço sobre o número de vacinas aplicadas, mas a expectativa é de que 150 mil pessoas serão imunizadas no primeiro dia da campanha, que prossegue até 3 de março. A meta é imunizar cerca de três milhões de pessoas em 42 municípios da região.
Antes das 8 horas já havia filas na maior parte dos 150 postos em Campinas. Apesar da procura elevada, a vacinação foi tranquila. Até as 12 horas, não foi registrado nenhum incidente. Segundo os coordenadores da campanha, a adesão maciça foi consequência do registro de um caso positivo da doença esse ano no município.
Segundo dados da DIR-12, já foram registrados outros 16 casos suspeitos na região. Desses, onze apresentaram resultado negativo e cinco ainda aguardam resultado dos exames, que estão sendo realizados pelo Instituto Adolfo Lutz. A vacinação mobilizou seis mil funcionários da área de saúde na região. A partir de segunda-feira, as vacinas serão aplicadas apenas nas unidades de saúde da rede básica.
A vacina foi aplicada em maiores de nove meses. Gestantes e pessoas com doenças que diminuem a imunidade do organismo, como Aids e câncer, não devem receber a vacina contra febre-amarela. Para ser imunizado, é necessário apresentar a caderneta de vacinação. Quem não possui o documento receberá a caderneta no posto de vacinação. Quem já foi vacinado, em anos anteriores, contra a febre amarela deverá apresentar comprovante.