Boa Vista, 23 (AE) - O ex-delegado da Polícia Federal João Batista Campelo voltará a assumir a Secretaria de Segurança Pública de Roraima amanhã (24). Ele ocupava o cargo havia três dias quando foi chamado pelo governo federal para a diretoria da PF. Com a demissão, na semana passada, o governador Neudo Campos (PPB) resolveu trazer de volta o ex-assessor. A solenidade de posse está marcada para às 11h. Entidades de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados e Igreja Católica, além do Sindicato dos Policiais Civis do Estado, devem fazer um protesto contra a decisão do governador.
Campos alegou confiar no trabalho do delegado, acusado de ter participado de atos de tortura durante o regime militar. "Nada ficou provado contra ele e tudo não passou de intriga política", disse o governador.
Pablo Sérgio, da Comissão dos Direitos Humanos da Diocese de Boa Vista, defendeu "a condição de vida do homem". "A Igreja no Brasil tem um passado de luta e respeitaremos o passado de qualquer forma", disse. O deputado Iradilson Sampaio, do PSDB, comentou: "O que não serve para o Brasil não pode servir para Roraima e espero que o governador tenha bom senso e volte atrás nesta nomeação que manchará certamente o Estado."

mockup