São Paulo - Em uma tentativa para conter novo avanço da febre amarela, cerca de 19 milhões de pessoas deverão ser vacinadas contra a doença a partir de fevereiro em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. As datas e a nova estratégia de campanha, que abrange 75 municípios, foram divulgadas nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Saúde.
O objetivo é evitar a expansão da doença para locais ainda não atingidos, os quais não tinham recomendação para vacinação contra febre amarela. "É uma medida emergencial, que vida dar cobertura vacinal à população em áreas onde não circulava o vírus. Fracionaremos a vacina para garantir cobertura rápida em curto período de tempo", afirma o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
"Nosso objetivo é poupar vidas. Para isso, a ideia é utilizar doses fracionadas da vacina, que oferta proteção por ao menos oito anos". Segundo Barros, a medida ocorre após estudos que mostram eficácia semelhante à dose integral. Também visa assegurar a manutenção dos estoques de vacina no país.
Desde julho do ano passado, quando o governo declarou o fim do pior surto de febre amarela silvestre já registrado no país desde 1980, já houve 11 novos casos confirmados, incluindo quatro mortes. As confirmações ocorreram em São Paulo, com oito casos, além de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal, com um registro cada. Há ainda outros 92 casos suspeitos em investigação.
A campanha deve ocorrer por 15 dias, com datas diferentes em cada Estado. Em São Paulo, a mobilização deve ocorrer entre 3 e 24 de fevereiro. Ao todo, serão vacinadas 6,3 milhões de pessoas em 52 municípios do interior. A secretaria estadual de saúde, no entanto, já havia anunciado no fim de semana que pretende estender a vacinação para todo o Estado até o fim deste ano.
Segundo o coordenador de controle de doenças, Marcos Boulos, a campanha que inicia em fevereiro deve focar nas áreas de maior risco, onde não havia recomendação de vacina e há agora ocorrência de epizootias - nome técnico dado à morte de macacos por febre amarela.
No Rio de Janeiro, a campanha está marcada para ocorrer entre 19 de fevereiro e 9 de março, em 15 municípios, incluindo a capital. A previsão é vacinar até 10 milhões de pessoas. O maior número ocorre devido à baixa cobertura vacinal no Estado, que pretendia ter toda a população imunizada até o fim do ano passado. O índice de cobertura, no entanto, ainda é de 40%.
Já a Bahia terá vacinação entre 19 de fevereiro e 9 de março em oito cidades, incluindo Salvador. O chamado dia D, quando há maior mobilização juntos aos postos de saúde, está marcado para 24 de fevereiro nos três Estados. Em São Paulo, também deve ocorrer em 3 de fevereiro.

mockup