Campanha contra pirataria recebe nova ajuda do FBI
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de março de 1998
Edna Mendes 
A campanha lançada há seis meses em Ciudad del Este, no Paraguai, para combater a venda de mercadorias falsificadas, os produtos piratas, já conseguiu apreender mercadorias equivalentes a US$ 30 milhões. O dado é do Centro de Importadores e Comerciantes de Alto Paraná (Cicap), que juntamente com o governo paraguaio e apoio dos Estados Unidos, desenvolve a campanha.
Na semana passada, técnico americanos especializados em identificar mercadorias falsificadas, acompanhados por agentes do FBI, desembarcaram em Assunção com a finalidade de auxiliar o governo paraguaio a desenvolver estratégias para amenizar a proliferação de mercadorias pirateadas no país.
Diariamente, o Ministério da Indústria e Comércio, Polícia Nacional e Poder Judiciário realizam blitzes em shoppings, lojas e depósitos para apreender mercadorias falsificadas que depois são destruídas. Além disso, também estão sendo controladas as entradas e saídas de mercadorias do país.
De acordo com o presidente do Cicap, Charif Hamoud, dono da Monalisa, maior loja de Ciudad del Este, a falta de estrutura técnica e de pessoal tem feito com que a campanha se desenvolva com lentidão. Esses produtos trazem grandes prejuízos para a economia, já que não arrecadam impostos, afirmou.
O Cicap tem desenvolvido ações para evitar que turistas sejam enganados. Estamos investindo para informar o turista sobre mercadorias falsificadas. Precisamos mudar a imagem da cidade. Esse tem sido o objetivo da maioria dos comerciantes daqui, ressaltou.
O Ministério do Interior divulgou recentemente que cerca de 90% dos produtos comercialziados em Ciudad del Este são falsificados. Segundo uma pesquisa realziada na cidade, todas as mercadorias vendidas por camelôs são pirateadas. A maioria das mercadorias falsificadas que entram no Paraguai é procedente dos países asiáticos e também do Brasil.
O Cicap dá algumas dicas para comprar sem ser enganado: - verifique se o produto adquirido é o mesmo que foi escolhido no balcão de vendas; - desconfie de preços muito baixos; - na compra de eletrônicos, exija catálogos, certificado de garantia e os acessórios; exija que o aparelho seja testado; - solicite nota fiscal; - nunca compre perfumes nas ruas; - não compre em lojas que não tenham os preços marcados nas mercadorias.


