O trânsito brasileiro mata quase cem pessoas por dia e fere quase mil, segundo levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os prejuízos causados pelos acidentes somam
R$ 10 bilhões por ano. Os números foram apresentados no íncio da Semana Nacional de Trânsito, que teve como lema: ‘‘No trânsito somos todos pedestres’’.
A campanha teve como foco principal os pedestres porque, segundo o Denatran,
em algumas cidades quase 60% dos acidentes envolvem pedestres. ‘‘O pedestre tem de ocupar um lugar no sistema viário onde ele possa ser visível’’, afirmou Aílton Brasiliense, diretor do Denatran.
Apesar das noções do Código de Trânsito Brasileiro ainda não fazerem parte, obrigatoriamente, do currículo escolar, é importante que as crianças saibam como se portar nas ruas. Um exemplo de como a legislação pode ajudar na formação de novos motoristas são as Cidades do Trânsito. Já há várias no Brasil, com enfoques pedagógicos diferenciados, mas sempre com um objetivo: educar o futuro motorista. ‘‘A criança precisa saber do limite de velocidade, se a via tem mão dupla ou não, saber que, quando vai atravessar a rua, que pode vir carro só de um lado ou de ambos os lados’’, enfatiza o diretor do Denatran.

Se o pedestre não tiver completado a travessia em locais que têm sinalização, ele terá preferência mesmo que o semáforo mude de cor dando passagem ao veículo.

Orientação aos pedestres: utilizar as passarelas, evitar esquinas de vias, criança não deve fazer travessia sem a companhia de adulto, atravessar em linha reta e não transverssal, entre outras.

O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.

mockup