Cambé - Foi reinaugurado na manhã de sábado (7) o Terminal Central de Cambé, após receber as obras de ampliação e adequação depois de ter sido muito criticado quando foi inaugurado em 2017, período que o desenho ruim da estrutura fez com que os usuários sofressem em dias de chuva e vento forte, pois a cobertura não oferecia proteção alguma. As mudanças iniciaram em setembro de 2019 e tiveram um investimento de R$ 658.288,28. A obra foi executada pela empresa Elton de Almeida Marquine, de Mandaguari. A modificação previu uma cobertura adicional à atual, além de pintura, guarda-corpo, instalação de floreira e letreiro, totalizando uma ampliação de uma área de 735 m2 . A área do terminal possui cerca de 7 mil metros quadrados e está localizada na Rua Belo Horizonte, ao lado de onde está a trincheira de transposição da linha férrea. Os ônibus começam a operar no novo terminal a partir deste domingo (8).

O Terminal Central de Cambé foi reinaugurado na manhã de sábado (7) , mas deve entrar em operação somente no domingo (8).
O Terminal Central de Cambé foi reinaugurado na manhã de sábado (7) , mas deve entrar em operação somente no domingo (8). | Foto: Vítor Ogawa/Grupo Folha

Para a vendedora Sara Lins de Souza, 25, que atua em um comércio em frente do novo terminal, a reinauguração do espaço é importante para melhorar a movimentação das lojas. “A rua estava bem parada. Quando foi inaugurado em 2017 tinha um movimento bom, mas com as obras, em dezembro do ano passado por exemplo, o movimento foi bem fraco”, destaca. Ela relembra que antes dessa adequação assistia o desespero dos usuários nos dias de chuva. “Era feio. Quando chovia e ventava as sobrinhas viravam e as pessoas precisavam correr até o banheiro para se abrigar, mas ele não acomodava todo mundo”, relembra.

O Terminal Central de Cambé foi reinaugurado na manhã de sábado (7) , mas deve entrar em operação somente no domingo (8).
O Terminal Central de Cambé foi reinaugurado na manhã de sábado (7) , mas deve entrar em operação somente no domingo (8). | Foto: Vítor Ogawa/Grupo Folha

Uma dessas pessoas era o estudante Arthur Cristaldo, 20, que esteve na cerimônia de reinauguração para conferir a entrega da obra. “É bem importante ter uma estrutura que atenda as expectativas. Antes o trabalho deixou a desejar. Precisávamos de um terminal que nos protegesse do vento e da chuva. Antes, nos dias de chuva, eu não tinha onde me abrigar. Era algo bem, triste. Molhava toda a calça e os pés. Era a mesma coisa que ficar embaixo da chuva.”

Outro usuário frequente de ônibus é o porteiro Oséas Marques, 50. "Do jeito que estava não podia ficar. Me molhei bastante aqui por conta da chuva. Eu tinha que voltar para casa para me trocar, ou tinha que me esconder em algum lugar. Era ruim mesmo. Quando vinha o vento era um Deus me guarde. Não tinha condições. Agora está boa”, destaca.

Floreiras foram implantadas no novo espaço.
Floreiras foram implantadas no novo espaço. | Foto: Vítor Ogawa/Grupo Folha

PROBLEMAS SANADOS

O prefeito José do Carmo Garcia (PTB) ressalta que a reforma sanou os principais problemas que causavam desconforto aos usuários, como a chuva e o frio com a extensão da cobertura metálica e com a implantação de painéis de vidro. “Aproveitamos também para levar flores para o terminal para deixar o usuário de ônibus bem descansado para que possa contemplar as floreiras e também o visual do vale ao fundo”, observa.

“A gente tinha que terminar a estrutura montada, porque havia um contrato anterior. Se eu mudo poderia ocorrer uma demanda judicial nisso e nunca mais teria um prazo definido para melhorar o terminal. Esta parte de ampliação que a gente se propôs a fazer com sete meses e conseguimos terminar com 45 dias de antecedência”, destaca o prefeito.

Ele ressalta que as condições de acesso ao banheiro foram melhoradas e foi construída uma rampa para melhorar a acessibilidade. “Agora o acesso é tanto pela entrada frontal como também pelos fundos. Em relação à cobertura tivemos o cuidado de não fechar tanto para ter uma boa circulação de vento para não ter problemas com os gases dos ônibus, que poderiam prejudicar a saúde do usuário”, garante.

NOVOS ÔNIBUS

O diretor geral da TIL, Rodrigo Aparecido de Oliveira, afirma que o novo terminal é um motivo de orgulho para toda a cidade de Cambé e para os usuários de transporte coletivo. “A gente fica feliz de ver uma cidade investindo no transporte coletivo. A gente opera o serviço metropolitano entre Cambé em Londrina. Adquirimos 11 ônibus novos para o serviço metropolitano e cada um deles terá quatro câmeras. Vamos concluir a instalação das câmeras em toda a frota. Uma ficará na frente, filmando todo o trajeto e três câmeras ficarão dentro do ônibus. No sistema de bilhetagem teremos o reconhecimento facial do usuário. Ao passar a roleta ela faz o reconhecimento se aquela pessoa é a portadora daquele determinado cartão. Isso traz muito mais eficiência para todos”, destaca.

Ele ressalta também que a empresa já disponibiliza o aplicativo da TIL para o serviço metropolitano. “Por ele é possível saber os horários, as linhas, as roteirizações e as localizações dos pontos de recarga. É só baixar o aplicativo nas lojas iOS e Android e começar a usar”, aponta. .