Washington, 25 (AE-DOW JONES) - As importações de aço dos EUA caíram 19,2% em fevereiro em relação a janeiro, para 2 milhões de toneladas métricas. Foi o quarto mês consecutivo de queda, sobretudo por causa da redução nos embarques do Japão, Austrália e Indonésia. As compras de aço do Brasil, em contrapartida, cresceram 2,7% no mês, segundo dados preliminares divulgados pelo Departamento do Comércio em Washington.
O departamento começou a divulgar os números sobre importação de aço no início deste ano, depois das pressões do setor siderúrgico sobre o Congresso e o governo Clinton por causa de uma alegada onda de importação de aço no fim de 1998. No início deste mês, a Câmara dos Deputados aprovou uma medida para impor quotas nas importações de aço, que deve também ser aprovada pelo Senado. Os congressistas estão preocupados que o aumento nas importações, sobretudo do Japão e da Rússia, provoque sério prejuízo ao setor siderúrgico norte-americano.
As vendas de aço do Brasil e do Japão, dois países ameaçados com quotas de importação nos EUA, mostraram desempenho divergente. Segundo o Departamento do Comércio, enquanto as importações do produto brasileiro cresceram 2,7% em fevereiro, as do Japão caíram 49,7%. As importações pelos EUA de aço da Rússia, outro país monitorado de perto, cresceram 16,6% no mês passado.

mockup