Caetano Veloso é indicado ao Grammy
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de janeiro de 2000
Nova York, 04 (AE) - O cantor e compositor Caetano Veloso pode se tornar o quarto músico brasileiro a conquistar um Grammy na categoria de Melhor álbum de World Music. Seu CD Livro, lançado no mercado norte-americano no ano passado, vai concorrer com os novos trabalhos do grupo irlandês Afro Celt Sound System, da cantora caboverdiana Cesária Évora e dos músicos malinenses Salif Keita e Ali Farka Toure. Dori Caymmi também disputa uma das 96 categorias do Grammy, a de Melhor Arranjo Instrumental.
O anúncio dos indicados à 42ª edição do Grammy, o equivalente ao Oscar da música americana, foi feito hoje em Los Angeles. A festa de entrega acontece no dia 23 de fevereiro e será transmitida ao vivo para todo mundo.
O roqueiro nascido no México Carlos Santana lidera as indicações do evento, num total de 10 categorias, incluindo as de melhor gravação (Smooth) e álbum do ano (Supernatural). Em 30 anos de carreira, Santana nunca havia obtido tanto êxito comercial nos EUA quanto agora com o recém lançamento de Supernatural (com mais de 2 milhões de cópias vendidas). Os concorrentes desse guitarrista de 52 anos incluem as febres de adolescentes Ricky Martin e Backstreet Boys.
Considerado pelo jornal New York Times como um dos melhores álbuns lançados nos EUA no ano passado, Livro rende a Caetano Veloso sua primeira indicação ao Grammy de World Music. O primeiro brasileiro a vencer na categoria foi Sérgio Mendes, em 1992, com o CD Brasileiro.
Mílton Nascimento (por Nascimento) e Gilberto Gil (Quanta Gente Veio Ver) receberam suas estatuetas respectivamente em 1998 e 99. Se Caetano vencer o prêmio, esta será a terceira vez em seguida que a caboverdiana Cesária Évora é derrotada por um brasileiro.
Cesária e Caetano já gravaram juntos, em 1996, a canção É Preciso Perdoar. Em sua segunda indicação ao Grammy (a primeira foi em 1991 pelo álbum Serenata Brasileira), Caymmi disputa o prêmio de Arranjo Instrumental pela faixa Pink Panther (do filme A Pantera Cor-de-Rosa) do seu novíssimo álbum Cinema: Romantic Vision, gravado no Japão.