Cadastro pode inibir ação do MST
Agência Folha
O ministro Raul Jungmann (Reforma Agrária) lançou ontem uma proposta de cadastro nacional de pessoas interessadas em participar de assentamentos rurais. Com a proposta, o governo pretende inibir ações políticas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), como as invasões de terras. O cadastro nacional será elaborado a partir de critérios que eliminariam parte dos candidatos e classificariam cada família ou pessoa em uma escala de prioridades, para desestimular as invasões.
Os cadastrados receberão uma espécie de nota, com base em informações como número de filhos, tempo de permanência na cidade em que se inscreveram e renda familiar. A nota deverá assegurar uma classificação em uma listagem geral, a exemplo de programas de habitação popular. O governo pretende mostrar quem é invasor de terra como ‘‘fura-fila’’, apostando na divisão do MST e no desgaste do movimento perante a opinião pública.
‘‘Não adiantará furar fila invadindo, porque haverá critérios para a classificação’’, disse Jungmann. ‘‘Com a lista organizada, a invasão será contra a fila, contra a cidadania.’’

mockup