Cadastro dá informação sobre celular roubado
PUBLICAÇÃO
sábado, 11 de novembro de 2000
Agência Folha De Brasília 
A partir de segunda-feira começa a funcionar o cadastro nacional de celulares roubados. O cadastro poderá ser consultado, pela Internet, por operadoras de celular antes que elas façam a habilitação de um aparelho.
O serviço informará se o aparelho está impedido ou não para habilitação. Caso ele esteja impedido, a habilitação não será feita, mesmo que o cliente apresente a nota fiscal do produto.
O objetivo da Associação Nacional das Prestadoras de Serviço Móvel Celular (Acel) é reduzir o número de roubos de aparelhos. Estima-se que existam hoje, no Brasil, mais de 1 milhão de telefones celulares roubados.
O roubo desse tipo tem crescido devido à facilidade de se habilitar o telefone celular roubado em uma região diferente daquela da operadora de origem. Isso permite que um celular roubado em São Paulo, por exemplo, seja habilitado no Rio de Janeiro com a apresentação de uma nota fiscal falsa.
De acordo com Alexandre Karol Srabotnjak, diretor de negócios para comunicações da Unisys (empresa que vai montar o banco de dados), o cadastro será alimentado com o número de série do aparelho. O número é único e permite que o aparelho seja identificado em todo o País, afirmou ele.
Atualmente, as operadoras de celular têm cadastros próprios, que impedem que o aparelho seja habilitado na mesma região em que ela atua.
O que irá acontecer a partir da próxima segunda-feira, de acordo com Srabotnjak, é o compartilhamento dessas informações entre as 22 operadoras que prestam o serviço no País.


