Jundiaí, SP, 11 (AE) - A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou lei obrigando os donos de cachorros de algumas raça a manterem durante passeios na rua seus animais com focinheira. Entre as raças relacionadas na lei estão o rottweiler, pitbull, doberman, fila brasileiro, pastor alemão e pastor belga. O autor do projeto, Aylton Mário de Souza (PTB) disse ter buscado inspiração na lei da cidade de Bauru, estipulando multa de R$ 1 mil para o proprietário que for denunciado.
O vereador alega que a lei serve como prevenção. Ele próprio quase foi mordido uma vez e disse que a experiência foi traumática.
Donos de animais não concordam com a lei. Segundo donos de criadouros, o objetivo do projeto é polemizar, porque quem deseja ter um cachorro dessas raças sempre se preocupa em adestrar, antes de levá-los para a rua.
Quanto à focinheira, há dono de animal que acredite em sufocamento do cachorro. O vereador do PT, Durval Orlato, procura tranquilizar, afirmando que há no mercado focinheiras que não sufocam os cães.

mockup