Belo Horizonte- Oito dias após defender o fim da proibição das drogas leves o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), voltou a um tema polêmico ontem e defendeu em Belo Horizonte a legalização do aborto. Cabral disse que o país precisa acabar com a ''hipocrisia'' ao fazer vista grossa para os problemas decorrentes dessa proibição.
''Uma menina que tem gravidez indesejada vai tratar desse assunto aonde? Será que um delegado de polícia e um comandante de batalhão da região onde se encontra uma clínica clandestina de aborto não sabem disso? Vamos acabar com essa hipocrisia.''
Lembrando que ontem era o Dia Internacional da Mulher, Cabral disse: ''Quantos milhares de abortos são feitos no Brasil de maneira ilegal, sem o controle social, sem o controle do poder público''.
Para ele, ''as mulheres têm que entrar mais nessa discussão''. Disse ser um tema em que ''o proibido gera corrupção e descontrole''.
Quando Cabral fez essa defesa, o governador Aécio Neves (PSDB), com quem esteve ontem, já não estava ao seu lado. Pouco antes, Aécio havia comentado a ''posição corajosa'' do peemedebista sobre defender a revisão da proibição das drogas leves. E o mineiro disse que essa discussão tem que ser feita ''sem emocionalismo''.
Em agosto passado, em sabatina realizada durante a campanha eleitoral, Aécio disse ser contrário à condenação de mulheres que fazem aborto, mas se opôs à legalização da prática.

mockup