Washington.- O presidente dos EUA, George W. Bush, pediu ontem a proibição total de todas as formas de clonagem, não apenas das que teriam objetivos reprodutivos, mas também das usadas para obter células-tronco para encontrar curas para doenças graves.
‘‘Considero a clonagem humana negativa e acho que ambas as modalidades deveriam ser proibidas’’, afirmou Bush em discurso na Casa Branca.
Bush apoiou uma proposta de lei apresentada no Senado para sejam totalmente proibidos todos os tipos de clonagem. Esse projeto enfrenta outro, que visa a permitir a clonagem com fins científicos, mas não reprodutivos.
Defesa - Quarenta cientistas dos Estados Unidos, que ganharam o Prêmio Nobel, defenderam ontem a clonagem com fins terapêuticos. Eles são a favor das experiências com embriões para fins terapêuticos e contra a clonagem de seres humanos.
Um documento, entregue aos senadores, diz que a clonagem para fins terapêuticos pode representar um importante papel na luta contra ‘‘as doenças que mais atingem o homem, como o mal de Alzheimer, Parkinson ou câncer’’.
Entre os assinantes do documento estão Paul Nurse, diretor do Estudo sobre o Câncer no Reino Unido e Prêmio Nobel de Medicina de 2001; Sidney Altman, professor de Biologia na Universidade de Yale (Connecticut) e Nobel de Química em 1989, e Leon Lenderman, professor de Ciências no Instituto de Tecnologia de Illinois e Nobel de Física em 1988.

mockup