São Paulo - O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, anunciou na noite de quinta-feira, em São Paulo, um programa apelidado de ''Buraco Zero'', cuja meta é restaurar as principais rotas de escoamento da safra de grãos até o início da colheita, em fevereiro. O anúncio foi o destaque do jantar anual da Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (Anec), que reuniu em São Paulo mais de 300 empresários e profissionais do setor.
Adauto disse que a decisão de restaurar as principais estradas federais em três meses foi tomada no início da semana, em reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e quatro ministros (Transportes, Casa Civil, Fazenda e Planejamento). ''O presidente Lula tem plena consciência dos problemas de infra-estrutura e logística que prejudicam o escoamento da safra e a primeira ação concreta será recuperar as principais estradas federais entre dezembro e fevereiro'', afirmou.
O anfitrião do evento foi o presidente da Anec e governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, cujo discurso representou uma manifestação de desagravo ao ministro Adauto, em meio aos rumores de que ele pode ser substituído na esperada reforma ministerial.
''O ministro tem demonstrado extrema boa vontade para com os problemas de logística que todos nós enfrentamos, e tem o meu apoio como governador e presidente da Anec para que permaneça à frente da pasta'', afirmou.
O ministro agradeceu ao apoio e reiterou que trabalhará junto com o setor em busca de soluções para os ''gargalos'' logísticos, ainda que perca o cargo no governo. ''Tenho mandato de parlamentar e estarei junto com vocês de qualquer modo'', afirmou Adauto, eleito deputado federal pelo PL de Minas Gerais.
O anúncio do programa ''Buraco Zero'' provocou muito ruído entre os presentes, com diversas manifestações de incredulidade na capacidade do governo de restaurar as estradas num prazo considera do curto.
Adauto destacou também que é intenção do governo federal modificar a matriz de transportes do País, com a retirada do maior número de caminhões das rodovias e prioridade ao transporte de cargas por ferrovia e hidrovia. ''A forma mais rápida de solucionar as carências se dará por meio de parcerias entre governos e iniciativa privada, como já ocorre com as rodovias e ferrovias, cujas malhas pertencem ao governo, mas são operadas pelo setor privado'', disse.
Cumprido o programa ''Buraco Zero'' em 2004, o ministro disse que o governo Lula dará prioridade aos portos e às ferrovias em 2005 e 2006. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, enviou o secretário de Política Agrícola do Ministério, Ivan Wedekin, para representá-lo no jantar da Anec.

mockup