Sydney, 10 (AE) - A primeira experiência dos tenistas brasileiros em Sydney, no New South Wales Tennis Centre - local onde será disputado o torneio olímpico de tênis, em setembro - não foi nada boa. Tanto Gustavo Kuerten como Fernando Meligeni caíram logo na primeira rodada do ATP Tour de Sydney, competição com US$ 350 mil em prêmios, uma espécie de torneio preparatório para o Aberto da Austrália, que começa na próxima semana, em Melbourne. Guga, apesar de favorito e cabeça-de-chave número 1, perdeu para o quase veterano espanhol Francisco Clavet, de 31 anos, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/4. Já Meligeni foi superado pelo austríaco Stefan Koubek por 7/6 (7/4) e 6/1.
Sem jogar desde novembro, quando disputou a Copa do Mundo de Hannover, Guga disse estar fora de ritmo e sentiu muito o período longe das competições. "Não é fácil mostrar o meu melhor tênis logo no primeiro jogo do ano", explicou. "Sei que estou jogando bem, mas preciso de mais partidas para ganhar confiança." Fora da disputa de simples e de duplas em Sydney, Guga vai aproveitar os próximos dias para melhorar sua adaptação às condições dos torneios australianos, jogados em quadras rápidas, numa superfície chamada rebounde ace. Na chave de duplas, Guga formou parceria com o equatoriano Nicolas Lapentti e perdeu na segundo rodada do qualifying para Andrew Florent e Joshua Eagle por 6/3 e 6/4.
Também Fernando Meligeni está agora livre para intensificar os treinamentos na Austrália. Os dois tenistas ficam em Sydney mais alguns dias e no final de semana já estarão no Melbourne Park para o primeiro Grand Slam da temporada.