Brasília - O Brasil já registra 512.353 casos prováveis de dengue desde o início de 2024. Foram contabilizados ainda 75 óbitos pela doença, enquanto 340 mortes estão sendo investigadas.

O Paraná é o quarto estado no ranking nacional em número absoluto de casos prováveis de dengue, com 55.532 registros, atrás do Distrito Federal (64.403), São Paulo (83.651) e Minas Gerais, que lidera esse quesito com 171.769 casos. Quando se considera o coeficiente de incidência, o Paraná também aparece em quarto lugar com 485,3, atrás do Acre (582,2), Minas Gerais (836,3) e o Distrito Federal (2.286 - 2 casos por 100 mil habitantes).

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é 252,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados constam no painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde.

Entre os casos prováveis, 54,9% são em mulheres e 45,1% em homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de casos, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

CAMPANHA

Na sexta-feira (9), o Governo do Paraná, por meio da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), lançou uma nova campanha de combate à dengue, com objetivo de alertar a população sobre prevenção da doença. A campanha será vinculada na televisão, jornais, portais de internet e redes sociais. Com o mote “Olha a dengue aí!”, ela vai reforçar a importância de a população limpar seus quintais e outras áreas que possam acumular água – ambiente ideal para a procriação do mosquito – ressaltando que é fundamental a participação de toda sociedade.

“O momento da epidemia de dengue no Paraná é crítico. Precisamos redobrar nossos cuidados pessoais nas nossas casas, nos quintais, no terreno ao lado da nossa casa, nas praças públicas. E, principalmente, tem que ser feito o trabalho de todas as equipes de saúde dos municípios e do Estado”, enfatiza o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto.

LONDRINA

Agentes de endemias começaram a semana com ações pontuais no combate à dengue no município. Na segunda-feira (12) foi feita aplicação de veneno costal em escolas e na terça de carnaval, uma caminhada no jardim União da Vitória (zona sul) distribuiu sacos plásticos aos moradores orientando sobre o recolhimento de entulhos e resíduos dos quintais. A intenção é que a população descarte quaisquer objetos e materiais que possam armazenar água e se tornar criadouros dos mosquito Aedes aegypti. Nesta quarta (14), a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) fará um mutirão no bairro para coletar o material separado pelos moradores.

VACINAÇÃO

Até o momento, apenas o Distrito Federal iniciou a vacinação de crianças e adolescentes com idade entre 10 e 11 anos contra a dengue. No primeiro dia da campanha, 3.633 doses foram aplicadas em todos os 15 pontos disponíveis. Goiás já recebeu as doses distribuídas pelo Ministério da Saúde e deve iniciar a imunização dessa mesma faixa etária nesta quinta-feira (15).

Ao todo, 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue. As cidades compõem 37 regiões de saúde que, segundo a Saúde, são consideradas endêmicas para a doença.

O lote inicial, com 712 mil doses, está sendo enviado para 315 municípios nas seguintes unidades da federação: Distrito Federal, Goiás, Bahia, Bahia, Acre, Acre, Paraíba, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão.

(com informações da Agência Brasil e AEN)