Brasil recebe kits para confirmação
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de maio de 2009
Folhapress 
São Paulo- Parte dos kits com o material reagente necessário para realizar os testes de confirmação da gripe A (H1N1) chegou por volta das 15h de hoje ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, segundo informações da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).
De acordo com entidade, o material foi liberado às 18h e uma parte foi encaminhada de avião à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, e a outra parte foi destinada para o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. Os reagentes que serão enviados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), ainda não chegaram.
Marta Salomão, médica sanitarista e diretora do Adolfo Lutz confirmou por meio da assessoria de imprensa a chegada do material no Brasil e disse que a expectativa era de receber os reagentes no meio da madrugada.
O Adolfo Lutz deve começar amanhã a testar as amostras de secreção de pacientes sem diagnóstico definitivo. Salomão disse em entrevista anterior à reportagem que os resultados desse exame devem demorar cerca de três dias.
Até a tarde de ontem, o Ministério da Saúde acompanhava 26 casos suspeitos e monitorava 15 pessoas com sintomas, mas que não estiveram em países com casos confirmados. Outros 99 casos foram descartados.


