Brasil no Comando
Desde abril de 2004, o Brasil comanda o componente militar da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah) e conta com o maior contingente: 2.187 militares. O ''force commander'' brasileiro, General-de-Brigada Luis Eduardo Ramos Baptista Pereira, tem sob seu comando 8.742 militares, de 18 países.
Mesmo enfrentando o furacão Hanha em 2008, o terremoto de 2010, o surto de cólera e as eleições presidenciais, num país de grande instabilidade política, as condições de segurança se mantém estáveis.
É o que garantiu o Ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim , em declaração exclusiva para a FOLHA: ''Vim aqui várias vezes, inclusive oito horas após o terremoto. A gente observa que o país está começando a se mexer. Observa melhorias. Evidente que se comparar com outro países, quem não conhece o Haiti se impacta. Mas o fato de já conhecer o país, se nota a diferença, uma certa musculatura inicial. No entanto é preciso ter paciência, compreender a cultura local e a forma como as coisas são conduzidas no Haiti.'' (S.R.)





