BAHÍA BLANCA, Argentina, 14 (AE) - A seleção brasileira masculina de basquete não jogou bem, mas o pouco que mostrou foi o suficiente para derrotar o Chile por 77 a 62 (46 a 25), em sua estréia no Campeonato Sul-Americano, que começou a ser disputado nesta segunda-feira (14) na cidade argentina de Bahía Blanca.
A equipe dirigida pelo técnico Hélio Rubens voltará amanhã à quadra do Ginásio do Estudiante para enfrentar o Paraguai na segunda rodada da competição, com transmissão direta pela ESPN/Internacional.
O Brasil, que começou jogando com Demétrius, Caio, Vanderlei, Josuel e Sandro Varejão, sentiu o nervosismo da estréia e, principalmente, o pouco tempo de treinamento. Um exemplo disso é que depois de abrir boa vantagem no início do segundo tempo - vencia por 60 a 33 -, a seleção brasileira praticamente parou em quadra, com erros sucessivos na defesa e no ataque.
Nem mesmo as broncas constantes e as alterações feitas no time pelo técnico Hélio Rubens deram resultado. Sorte do Brasil que a equipe já havia conseguido uma boa diferença e pôde dar-se ao luxo de jogar tão mal no fim do segundo tempo.
Mesmo com um time inexperiente e sem tradição no basquete internacional, o Chile chegou a diminuir a diferença para 12 pontos (72 a 60). O Brasil, que venceu a primeira etapa por 46 a 25, perdeu a segunda por 37 a 21.
Os problemas enfrentados na quadra serviram de lição para os brasileiros, que precisam manter maior concentração na partida. "Não conheço o time do Paraguai, que não participou da primeira rodada", comenta o treinador brasileiro. "Minha preocupação, na verdade, é com meus atletas e quero que eles tenham concentração nos 40 minutos de jogo." Hélio Rubens entende, porém, que seu time é jovem e precisará ter paciência no início do torneio.

mockup