Brasil e Argentina disputam fábrica de lona da DuPont-Sabanci
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de abril de 2000
Por Regina Cardeal
São Paulo, 12 (AE) - A norte-americana DuPont e a Sabanci, da Turquia, decidiram instalar uma segunda unidade para produzir lonas dipadas (reforçadas) para pneus no Mercosul. Os dois grupos vão definir em três meses se implantam a nova fábrica, que entrará em operação no segundo semestre de 2001, no Brasil ou na Argentina. As joint ventures formadas pelos dois grupos para a fabricação de fios de náilon e lonas para pneus, Dusa Brasil e Dusa Argentina, também vão investir na modernização de suas unidades de tecelagem no Mercosul, que devem operar a partir do primeiro trimestre do próximo ano.
A primeira fábrica de lona dipada para pneus da associação entre a DuPont e a Sabanci para o Mercosul foi inaugurada pela Dusa Brasil em Camaçari, Bahia, em novembro passado. O comunicado distribuído pelas empresas não informa o valor dos investimentos planejados. Henrique Ubrig, presidente da DuPont América do Sul e vice-chairman do comitê de acionistas da Dusa Argentina e Dusa Brasil afirma, no comunicado, que o primeiro ano de operação das joint ventures teve resultados muito satisfatórios e, por isso, decidiu-se pela ampliação dos investimentos na região.
A Dusa Argentina fabrica lona de náilon 6,6 para pneus. A Dusa Brasil produz lona para pneus e fio de náilon 6. A norte-americana DuPont faturou US$ 27 bilhões no ano passado. O faturamento do grupo Sabanci, um dos maiores conglomerados da Turquia, é de US$ 10 bilhões.
