Brasil é 8º país com mais idosos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 12 de abril de 2006
Robson Pereira<br>Agência Estado 
Rio- Rio- O Brasil está na lista dos dez países com maior população de pessoas idosas em termos absolutos do mundo, informa a Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, que se baseia em estimativas de 2005 da ONU, o Brasil ocupa a oitava colocação, à frente de Itália e França. Os primeiros do ranking são China, Índia, EUA, Japão, Rússia, Alemanha e Indonésia.
São 17,6 milhões de brasileiros com mais de 60 anos de idade (9,7 % da população atual), de acordo com o estudo. Os números mostram que o processo de envelhecimento da população brasileira ''caminha a passos largos'', embora ainda bem longe do cenário verificado em países como Itália, Japão, Alemanha e França, todos com estrutura demográfica já considerada envelhecida. Juntos, os 10 países respondem por 62% da população idosa mundial.
No caso brasileiro, o Rio de Janeiro lidera a relação de Estados com a maior proporção de idosos, com pouco mais de 2 milhões de pessoas acima de 60 anos, 13,3% da população local. Em números absolutos, São Paulo registra o maior contingente de idosos no País, 4 milhões nesta faixa etária, 10,1% da população.
O Índice de Envelhecimento do Brasil passou de 0,11 no início da década de 80 para 0,25 em 2004. Ou seja, para cada 100 jovens até 15 anos há atualmente 25 idosos. Embora a Organização das Nações Unidas e o Estatuto do Idoso no Brasil, lançado em 2003, considerem ''idosos'' aqueles com 60 ou mais anos de vida, o Índice de Envelhecimento é calculado internacionalmente levando-se em conta a população acima dos 65 anos.
Assim como nos demais países, o crescimento no número de idosos no Brasil está diretamente relacionado a dois fenômenos: queda contínua da taxa de fecundidade e diminuição da taxa bruta de mortalidade. Entre 1991 e 2004, o número de óbitos no Brasil caiu de 6,8% para 6,3%, enquanto a taxa de fecundidade declinou de 2,9 para 2,1 filhos.
''Olhando para o que aconteceu nos últimos 15 anos, é inegável que o Brasil está envelhecendo rápido demais, mas no cenário mundial ainda somos vistos como uma sociedade jovem'', disse a economista Lúcia Maria Cunha, responsável pelos estudos feitos pelo IBGE sobre a população idosa. Ela explicou que pela metodologia utilizada pela ONU a população é considerada envelhecida quando o índice de envelhecimento é superior a 1, quatro vezes maior que a taxa atual do País.
Os estados da Região Norte têm índices de envelhecimento que variam de 0,07 a 0,18, nas regiões Sudeste e Sul crescem de forma significativa, atingindo 0,43 no Rio, a maior taxa registrada em todo o País.
Dos 17,6 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, 73,1% vivem em domicílios com renda familiar média mensal per capita de até 2 salários mínimos mensais. São Paulo e RJ, que apresentam as duas maiores populações idosas do País (4,07 milhões e 2,06 milhões, respectivamente), reúnem também o maior contingente de idosos com renda mensal acima de 5 salários mínimos, o RJ com 15% e São Paulo com 10,9% das pessoas nessa faixa etária.


