Bradesco converte cartões para a bandeira Visa Electron
PUBLICAÇÃO
sábado, 16 de outubro de 1999
Por Vera Dantas 
São Paulo, 17 (AE) - O Bradesco, maior banco privado do País, com 2.200 agências, trabalhava com uma base de 5 milhões de cartões de débito até o primeiro semestre deste ano. Agora, está convertendo todos os cartões para a bandeira Visa Electron para triplicar sua base, que passará a ser formada por 15 milhões de clientes.
"Todos os nossos clientes vão passar a ter o Electron com função múltipla de débito e crédito", informa o diretor de cartões do Bradesco, Sidney Nascimento. No próximo ano, explica, esses cartões vão ganhar também um chip eletrônico para agregar novas funções ao plástico.
O projeto de conversão e mudança dos cartões do Bradesco durou dois anos e abriu um grande potencial de crescimento do setor para o banco, segundo Nascimento. "Além do aumento da base de cartões, que vem crescendo de 20% a 25% nos últimos anos
temos uma crescente adesão dos estabelecimentos comerciais ao sistema", diz.
A empresa responsável pelo Electron, a Visa, dá uma idéia clara do avanço desse segmento. O Electron, que pode ser utilizado em compras no País e exterior foi lançado em junho de 96 e era basicamente um produto utilizado pelo Banco do Brasil. No ano passado, o interesse de outros bancos pelo cartão aumentou e sua base passou de 5 milhões em 97 para e oito milhões em 98 e 11 milhões este ano. "Temos a expectativa de fechar o ano com 13 milhões de adeptos e chegar ao fim do ano 2000 com 20 milhões de cartões Electron", diz o diretor de Marketing da Visa do Brasil, Gastão Mattos. O cartão está sendo emitido por 14 bancos e a Visa, para divulgá-lo, gastou R$ 8 milhões. No próximo ano, a intenção é investir mais R$ 10 milhões na publicidade do produto.
As marcas Redeshop e Maestro para cartões de débito estão estampadas hoje em 20 milhões de plásticos no País, segundo a Redecard, empresa responsável pela administração das transações comerciais dos dois produtos. A Redeshop, da Credicard, tem 25 bancos associados e a Maestro (concorrente do Electron), da Mastercard, foi adotada, por enquanto, por cinco bancos.
Mas são as transações com cartões Redeshop e Maestro que dão a idéia do crescimento desse mercado. Elas aumentaram 75% entre janeiro e agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. "O aumento do mercado de cartões de débito é uma tendência mundial", diz o vice-presidente de Marketing da Redecard, Marcos Etchgoyen. Além das lojas tradicionais, as maquinetas de passar o cartão de débito começam a ser vistas em cinemas, parques de diversões, fast foods e um novo modelo, sem fio, está sendo testado em alguns restaurantes. "Leva-se a máquina na mesa para o cliente apenas passar o cartão", diz Etchgoyen.


