Brasília, 30 (AE) - A BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, deverá ter postos de combustíveis próprios, administrados por funcionários da própria empresa, ainda no primeiro trimestre do próximo ano. A informação foi prestada hoje à Agência Estado pelo ministro de Minas e Energia, Rodolpho Tourinho. Ele disse que enviou ontem correspondência à Agência Nacional do Petróleo (ANP), pedindo agilidade na regulamentação do assunto para permitir que as distribuidoras de combustíveis possam administrar postos próprios.
O objetivo da medida é fazer com que a BR Distribuidora venda álcool e gasolina pelo preço real de mercado, servindo como parâmetro para o consumidor. Atualmente, os postos com bandeira da estatal são franquias.
Com a decisão, o governo pretende coibir o abuso e a especulação de preços com combustíveis. Tourinho admite que a decisão é polêmica, mas pondera que ela é fundamental para regular o mercado no regime de liberdade de preços. "O governo segurou os preços dos combustíveis, inclusive em prejuízo da parcela de preço específica (PPE) arrecadada pelo Tesouro Nacional, e não pode deixar que especuladores se apropriem de um ganho que deve ser de toda a população", sustentou o ministro.

mockup