São Paulo, 2 (AE/Dow Jones) - A Bolsa de Tóquio registrou uma alta moderada, sustentada pelo lançamento de um fundo de investimentos em ativos japoneses da corretora de valores Nomura Securities, no valor de 792,5 bilhões de ienes (US$ 7,4 bilhões). O Nikkei-225 registrou uma valorização de 155 53 pontos (+0,80%), para 19.578,91 pontos, mas os ganhos da abertura diminuíram no final do dia.
O Topix, índice amplo com a variação de todas as ações da sessão matutina, subiu 14,71 pontos (+0,86%), para 1.711,86 pontos. O fundo administrado pela Nomura é o maior entre vários outros projetos de investimentos que serão lançados no Japão, o que reaquecem as esperanças de novas injeções de dinheiro no mercado acionário japonês. A Nomura pretende distribuir o capital de seu fundo em títulos com preços e riscos distintos para tratar de obter benefícios para seus clientes. A gigante eletrônica Sony Corp. subiu 1, 6%, para fechar em 27.550 ienes, impulsionada pelo ganho de 2,75% do índice Nasdaq, ontem, em Wall Street.
A Média Industrial Dow Jones, por sua vez avançou 0,91%. Apesar do fortalecimento do Nasdaq, o grupo de investimentos Softbank perdeu 2,8%. "Há uma boa demanda no Japão", disse Kunihiro Hatae, gerente geral do Tokyo Securities. O volume de negociação subiu para 648 milhões de ações, acima dos 578 milhões trocados ontem. Quanto às expectativas em torno da reunião do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve dos EUA, que divulga hoje sua decisão sobre juros, às 17h15, os traders disseram que os investidores já absorveram a idéia de uma elevação de 25 pontos-base nos juros dos EUA. "Mesmo se o Fed aumentar os juros em 50 pontos-base, será considerada uma medida de precaução contra a inflação norte-americana e parecerá uma decisão positiva", comentou um trader de uma operadora de ta manho médio.