Paris, 01 (AE) - A Comissão de Operações da Bolsa de Paris (COB) começou a observar hoje (01) o comportamento das ações da Promods, empresa que se fundiu ao Carrefour. A entidade suspeita de que houve informação privilegiada. As ações do Promods valorizaram-se 6,7% na sexta feira, antes do anúncio da fusão.
Hoje, as ações dos dois grupos recuaram timidamente, depois de três dias de fortes altas - 9,7% das ações de Carrefour na terça feira e 7,7% das do Promods, depois dos 18,4 % de segunda feira.
A COB pode aplicar sanções e multas de até 10 vezes o valor dos benefícios obtidos com informação privilegiada. Pode também recorrer a uma investigação judicial. Nesse caso, a pena pode ser a prisão para o beneficiário.
A fusão aterroriza os agricultores europeus, principalmente franceses, espanhóis e portugueses, atualmente em campanha contra grandes distribuidores, que impõem preços e prazos de pagamento. A apreensão dos agricultores aumentou quando o Carrefour no Brasil comprou as redes Rainha, Dallas e Continente.
A Confederação das Pequenas e Médias Empresas também protestou contra a fusão, pois acha vai enfraquecer a concorrência.
O ministro da Agricultura, Jean Glavany, convocou os dirigentes dos dois grupos para obter garantias de que não haverá política monopolista.
Os grandes grupos mundiais, como o americano Wal Mart, o alemão Metro ou o holandês Ahold serão obrigados a redefinir a estratégia para enfrentar o Carrefour, que hoje domina a Europa, com faturamento de 335 bilhões de francos (US$ 54 milhões).

mockup