Bolsa de Madri fecha em alta de 0,66%; Telefónica sobe 5,6%
Madri, 13 (AE-DOW JONES) - A Bolsa de Valores de Madri fechou com o índice Ibex-35 em alta de 71,10 pontos (0,66%), em 10.922 90 pontos. As ações da Telefónica concentraram a atenção do mercado.
Antes da abertura da sessão, a companhia anunciou a oferta para comprar 100% das ações de quatro empresas de telefonia latino-americanas, como parte de um plano de reestruturação global.
Se tudo ocorrer como o planejado, a Telefónica emitirá 922 milhões de novas ações, no valor de cerca de 21 bilhões de euros.
Logo após o anúncio dos planos da empresa, as ações da Telefónica chegaram a subir 15%, no entanto, à tarde recuaram para fechar em 24,35 euros, com ganho de 5,6%. A Salomon Smith Barney elevou sua previsão de preço alvo para a Telefónica a 30 00 euros.
Durante a sessão, foram negociadas cerca de 38,65 milhões de ações da Telefónica, o que ajudou a elevar o volume negociado na Bolsa para 1,80 bilhão de euros.
Já as demais ações blue chips espanholas fecharam em baixa. As ações da Repsol-YPF caíram 3,6%, pressionadas pela realização de lucros.
Em Milão, o índice Mib-30 fechou em alta de 280 pontos (0,69%)
em 40.623 pontos. O volume alcançou 3 bilhões de euros. De acordo com traders, o mercado foi estimulado pelas ações do setor bancário e de telecomunicações.
"As ações de telecomunicações subiram seguindo a tendência das demais empresas de telefonia da Europa, impulsionadas pela acentuada perspectiva de crescimento para o setor e pelas especulações de fusão", disse um trader de Milão.
As ações da Telecom Italia subiram 1,58%, as da Telecom Italia Mobile registraram ganho de 7,3% e as da Olivetti avançaram 4 60%. Entre as blue-chips, as ações da Fiat subiram 1,31%, as da Eni recuaram 2,29% e as da Enel perderam 2,29%.





