Londres, 15 (AE-DOW JONES) - A Bolsa de Valores de Londres fechou com o índice FT-100 em baixa de 27,5 pontos (0,4%) nesta quinta-feira (15), em 6.466,1 pontos. O volume ficou em 1,18 bilhão de ações negociadas.
Segundo traders ouvidos pela Dow Jones, o mercado londrino operou de forma semelhante à da Bolsa de Nova York ontem, com os investidores vendendo ações de setores como tecnologia e laboratórios e comprando cíclicas como química e mineração.
As ações da rede de lojas de produtos de informática e provedora de serviços na internet Dixons caíram 5,7%. Entre os laboratórios, Glaxo-Wellcome -5,7%, Smithkline-Beecham -4,8% e Astrazeneca -2,8%. Entre as ações de companhias de mineração, destaque para Billiton (+11%) e Rio Tinto (+10%).
Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 caiu 38,62 pontos (0,9%) e fechou em 4.310,64 pontos. Traders observaram também no mercado francês a rotação de ações de tecnologia para as cíclicas, beneficiadas pe lo otimismo quanto à recuperação das economias da ásia e da América Latina. Destaques para STMicroelectronics (-5,8%), CAP Gemini (-5,1%), Air Liquide (+6,2%) e Rhodia (+9 3%).
Na Bolsa de Frankfurt, o índice Xetra-DAX subiu 2,96 pontos (+0,1%) e fechou em 5.189,72 pontos. Assim como em outros mercados, os investidores transitaram das ações de telecomunicações e tecnologia para as industriais, particularmente dos setores químico e automobilístico.
As ações da Bayer subiram 5,3%; Dasf +8%, Degussa +4,8%, Volkswagen +3,4% e BMW +1,9%. A maior queda foi de Deutsche Telekom (-7,8%), depois de a empresa anunciar um aumento de capital e um recuo de suas vendas no primeiro trimestre. As da Mannesmann caíram 5,6%, ainda em reação ao comunicado feito pela empresa ontem,de que seus lucros não vão crescer este ano.

mockup