O boletim semanal da dengue (24º Informe Epidemiológico), divulgado nesta terça-feira (7) pelo governo do Paraná registra dois novos óbitos pela doença, aumentando para cinco o número de mortes por dengue no Estado. São dois homens. Um deles tinha 31 anos, era residente do município de Centenário do Sul e não tinha comorbidade. O outro homem morava em Marilena, tinha 84 anos, com comorbidade. As mortes ocorreram em 23 de outubro e 23 de dezembro de 2022, respectivamente.

Segundo o boletim, foram confirmados 3.176 casos de dengue, 333 a mais do que o anterior. Eles estão distribuídos por 230 municípios, e ainda há 6.321 casos em investigação. Em relação a Zika Vírus, o informe apresenta 35 casos notificados, sete em investigação.

chikungunya

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) realizou nesta terça-feira, em Curitiba, a primeira reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública deste ano. O encontro teve como principal objetivo trazer o panorama da situação epidemiológica da febre chikungunya e atualização das ações desenvolvidas, principalmente, nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Participaram do encontro representantes da Organização Pan-Americana da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, secretarias municipais e equipes técnicas de atenção e vigilância.

A mobilização e vigilância em saúde e assistência ocorrem após o Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai anunciar a existência de um surto da doença no país.

De acordo com o boletim semanal das arboviroses, o Paraná tem dez casos confirmados de chikungunya, sendo seis importados, três autóctones e um segue em investigação quanto ao local provável de infecção. Os casos autóctones foram registrados nos municípios de Pato Branco, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu. O boletim traz ainda 107 casos notificados e 41 permanecem em investigação.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressaltou a necessidade de reforçar as ações estratégicas nessa região e uma atuação intensiva junto à população. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da zika. (Com Agência Estadual de Notícias)