Boca Feliz será levado a congresso
COMBATE À CÁRIE
Boca Feliz será levado a congresso
DivulgaçãoCrianças escovam os dentes em escola com acompanhamento de dentistaO programa Boca Feliz, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Campo Mourão em três escolas da periferia, será apresentado no próximo dia 8 no Congresso Mundial de Experiêncis de Saúde Pública em Odontologia, que será realizado em Londrina entre os dias 7 e 10 de julho. A apresentação será feita pela coordenadora do programa, Maria Aparecida Grasso Pacheco. Também serão apresentadas outras experiências do Brasil e do exterior.
Criado em 1997, o Boca Feliz reduziu o índice de cáries entre os cerca de 1.800 alunos de 1ª à 4ª série envolvidos no programa, que é dividido em duas etapas. Na primeira delas, são realizadas palestras de orientação de higiene oral, além de escovação diária supervisionada pelos professores e bochecho fluorado semanal. A segunda inclui odontologia curativa, com a execução de restaurações, aplicação de selante e outros procedimentos.
Durante a segunda etapa do programa também é feito trimestralmente um levantamento para se verificar o índice de dentes cariados, perdidos e obturados. Após a avaliação, as criança que não apresentam cáries ganham kits que contêm escovas, creme e fio dental. Os kits são um prêmio de incentivo pelas crianças terem cuidado bem de seus dentes. A Secretaria de Saúde prevê a inclusão de novas escolas no programa ainda para este ano.
Por enquanto, participam a escola municipal Ethanil Bento de Assis e as escolas estaduais Vinícius de Moraes e Dom Bosco. A coordenadora do programa atribui o sucesso da iniciativa à integração das secretarias de Saúde e Educação e da participação direta de dentistas, diretores, professores e pais de alunos. Nas cantinas dessas três escolas por exemplo, os doces considerados mais prejudiciais aos dentes foram retirados de comercialização. (S.S.)





