BNDES financia equipamentos para operadoras de telefonia
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de abril de 1999
Por Suzana Santos 
Rio, 13 (AE) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará, no curto prazo, a compra de equipamentos, montagem e instalação para as operadoras de telefonia fixa ou celular, com o objetivo de estimular o cumprimento das metas de performance estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
As empresas, que poderão receber do BNDES 40% do total do investimento previsto, terão prazo de até um ano para pagar o empréstimo e os encargos, sem que seja cobrada parcela de amortização no chamado empréstimo-ponte.O BNDES estima liberar até R$ 1 bilhão este ano com empréstimos ponte.
O custo do dinheiro para as operadoras que cumprirem o índice mínimo de nacionalização dos equipamentos, que é de 60%, e nos investimentos em infraestrutura, que é de 80%, é de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que está em 13,48%, mais 8% ao ano de juros pelo risco da operação.
As empresas que usarem o empréstimo ponte para a compra de equipamentos importados pagarão taxa Selic, que está em 39,5% ao ano, mais 8% ao ano de juros.
O diretor de Infraestrutura do BNDES, Fernando Perrone, explicou que a idéia é permitir que as empresas comprem de fornecedores de tecnologia nacional ou que estejam instalados no Brasil nas mesmas condições de financiamento que são praticadas no exterior. Quem não cumprir o índice de nacionalização terá de pagar pelo empréstimo os custos de capital de giro no mercado, segundo Perrone.
As operadoras poderão transformar o empréstimo-ponte em financiamento de longo prazo. Para isso, elas terão de pagar os encargos do período em que utilizaram os recursos do BNDES. Perrone explicou que as empresas poderão entrar no programa de financiamento às telecomunicações, que prevê custo de TJLP ao ano mais juros de até 5% no ano.


