BNDES descarta financiar privatização do Banespa
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de janeiro de 2000
Por Gustavo Alves e Maria Fernanda Delmas 
Rio, 31 (AE) - A assessoria de comunicação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que a instituição não realiza nenhum estudo para conceder financiamentos a interessados em comprar o Banespa. A assessoria do Banco Central (BC) também informou que não há estudos e nem previsão de oferecer facilidades para participantes do leilão de privatização do banco.
As próprias regras de financiamento do BNDES não permitem a concessão de empréstimos para negócios no setor financeiro. E, segundo analistas que acompanham tanto o desempenho do banco nas privatizações quanto a venda de instituições financeiras estaduais, o procedimento não é necessário porque o número de bancos privados que já manifestaram interesse no Banespa torna desnecessário o incentivo do governo à competição.
Quando a demanda é muito grande, o BNDES procura evitar o financiamento para alocar os recursos em outro local, argumentou um consultor, que pediu para não ser identificado. A declaração de que há interesse no negócio, no entanto, não significa a participação concreta na venda, afirma um ex-banqueiro que também pediu o anonimado.
Buchada e feijoada - Ele citou o caso do Santander, que recentemente comprou o Bozano, Simonsen e o Meridional e informou que estuda participar do leilão. "Não dá para comer uma buchada depois de uma feijoada", comparou, para mostrar que a compra de todo o grupo Meridional ainda teria de ser "digerida" pelo banco espanhol.


