Bauru, SP, 11 (AE)- Os três hospitais mantidos pela Associação Hospitalar de Bauru - Hospital de Base, Maternidade Santa Isabel e Hospital Manuel de Abreu - suspenderam hoje as internações na quinta (13) devem parar por completo suas atividades. O colapso decorre da sentença expedida pelo juiz Friedman Anderson Wendpap, da 2ª vara federal de Bauru, que bloqueou os repasses do Serviço Único de Saúde (SUS) para a associação, dentro de uma ação de cobrança de débitos movida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A mantenedora dos hospitais deve R$ 20 milhões à Previdência e a sentença, emitida na semana passada, bloqueou o repasse do mês, que é de R$ 2,3 milhões. Diante da medida, o diretor administrativo dos hospitais, Reinaldo Rocha, suspendeu as internações e disse que cuidará dos pacientes internados até quando for possivel. Mas o principal reflexo foi o não pagamento do salário de abril e da última parcela do 13º salário aos 1.200 funcionários, que levou o sindicato da classe a anunciar greve para a quinta-feira.
Os hospitais mantidos pela AHB são os únicos da cidade a atender os pacientes do SUS e, além da população local, ainda recebem pacientes de mais de uma dezena de cidades localizadas num raio de 50 quilômetros. O departamento jurídico da entidade está buscando meios de suspender a sentença e autoridades locais se mobilizam para a solução política da dívida.

mockup