O bloco partiu da Concha Acústica e circulou por diversas vias do Centro de Londrina e terminou a sua apresentação no Centro Pop
O bloco partiu da Concha Acústica e circulou por diversas vias do Centro de Londrina e terminou a sua apresentação no Centro Pop | Foto: Roberto Custódiio

Centenas de pessoas acompanharam nesta segunda-feira (24) à tarde o Bloco DA RUA!, organizado pelo grupo de maracatu Semente de Angola, Associação de Circo e a Secretaria de Assistência Social de Londrina. “É uma confraternização que estamos fazendo entre os coletivos para ter oportunidade de levar aos nossos 'oficinandos' de arte e educação de vários centros de assistência”, destaca Luísa Braga, uma das integrantes do Semente de Angola.

O autônomo Denner Ribeiro, 26, foi um dos foliões que seguiu o bloco. Ele ressalta que é uma experiência nova. “É bacana vir em um evento cultural diferente. Isso valoriza a cidade e também é um meio de lutar por várias causas, entre elas a educação”, destaca.

O artista visual Caio Felipe Souza, 24, foi todo caracterizado como frade para participar do bloco e destaca que representa a liberdade. "É um momento que a gente tem que ser a gente mesmo, beijar a boca de quem quiser. Isso é vida. É o momento que nos tira do sufoco e nos transforma em todas as nossas cores, paixões e alegria. Isso que nos dá alegria de viver”, ressalta.

O grupo Semente de Angola foi fundado no ano de 2010 em Londrina, e nasceu da união entre os batuqueiros do antigo Grupo LATA sob a bênção da yalorixá Yá Mukumby, zeladora do Ilê Axé Ogum Megê.

Batizado pela Nação do Maracatu Porto Rico, o Semente tem como principal objetivo disseminar a cultura do maracatu de Baque Virado, realizando apresentações e oficinas pela cidade de Londrina e sua região metropolitana.

O bloco partiu da Concha Acústica e circulou por diversas vias do Centro de Londrina e terminou a sua apresentação no Centro Pop.