Agência Folha
De São Paulo
A defesa da legalização e da legitimidade do aborto é a mais nova campanha do bispo Edir Macedo, líder da Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus). O assunto é destaque da edição da ‘Folha Universal’’, semanário da igreja neopentecostal, lançada na vigília encerrada na madrugada de ontem no Maracanã (Rio de Janeiro).
Com 184.276 presentes no estádio do Maracanã e 20 mil no ginásio do Maracanãzinho, segundo a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, foi o maior evento religioso da história do complexo esportivo carioca. Durante todo o culto, bispos conclamaram o público a comprar o jornal ‘para conhecer a posição do bispo Macedo sobre o aborto’’. Em entrevista no jornal, Macedo diz que não condenaria o aborto, se ‘uma família está passando fome, a mulher fica grávida, mas não tem peito para dar de mamar à criança, devido à sua desnutrição’’.
O bispo Macedo, em outubro de 97, já havia defendido o aborto, mas apenas em casos de gravidez indesejada. A posição de Macedo se opõe à absoluta restrição defendida pela Igreja Católica. O arcebispo do Rio, d. Eugênio Sales, criticou o prefeito Luiz Paulo Conde (PFL) por sancionar na última terça-feira lei que obriga os hospitais do município a informar as vítimas de estupro sobre a possibilidade de aborto legal.