Nova York, 29 (AE-DOW JONES) - A BellSouth pediu autorização da Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) dos EUA para vender mais de US$ 1 bilhão de ações preferenciais e comuns, assim como ações e direitos de compra de papéis de seu Grupo América Latina. A companhia planeja alocar os recursos procedentes das ofertas em seu Grupo América Latina, que usará o dinheiro para dar andamento a sua expansão no mercado latino-americano e para outros projetos corporativos.
A BellSouth também entrou com um registro na SEC para fazer uma oferta pública inicial (IPO) para ações comuns que vão acompanhar o desempenho de suas operações na América Latina. O Morgan Stanley Dean Witter e o Goldman Sachs & Co. foram nomeados líderes da colocação. A Evercore Partners Inc. vai atuar como conselheiro financeiro para a BellSouth.
O Grupo América Latina da BellSouth oferece serviços de telecomunicações para 6,2 milhões de clientes na Argentina, Brasil, Chile, Equador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.