'Quanto mais respeitar as regras, mais rápido vamos sair dessa', disse o chefe do executivo
'Quanto mais respeitar as regras, mais rápido vamos sair dessa', disse o chefe do executivo | Foto: Emerson Dias/Prefeitura de Londrina

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), realizou na tarde desta terça-feira (21) uma transmissão ao vivo nas redes sociais atualizando as medidas de combate ao coronavírus e fazendo um balanço do retorno do comércio, que aconteceu na segunda (20). De acordo com o chefe do executivo municipal, é preciso ter “visão da história para entender a guerra” que está sendo enfrentada com a Covid-19.

Belinati frisou que várias ações foram adotadas no município desde março e que a retomada das atividades econômicas não significa que tudo já foi resolvido. Ele reforçou a necessidade do isolamento e distanciamento social como forma de prevenção.

“Passamos etapas importantes e muitas outras virão pela frente. Tem gente que acha que acabou. A pandemia do coronavírus no Brasil está apenas começando. Estamos ‘subindo a serra’. Então, vamos ter que trabalhar juntos, porque serão longos meses”, avisou, defendendo que o isolamento e o distanciamento estão sendo adotados em todo o Mundo.

COLAPSO

Também apontou que as medidas são essenciais para evitar um colapso do sistema de saúde. “Não é evitar para o vírus sumir, porque não vai. Se fechar Londrina por três meses o vírus estará aqui ainda. O coronavírus é altamente contagioso. Os índices de mortalidade e gravidade são pequenos, mas quando muitas pessoas contraem ao mesmo tempo isso muda”, elencou. “E se sobrecarrega o hospital e vai acontecer igual na Itália: escolher quem vai viver e morrer, quem vai usar respirador e quem não vai”.

LEIA MAIS: Londrina tem oitava morte por coronavírus em menos de 20 dias

Em Londrina, as decisões do executivo estão sendo baseadas nas deliberações do Coesp (Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública de Londrina), que reúne representantes de todos os hospitais da cidade e especialistas.

NOVO FECHAMENTO

Segundo o prefeito, o momento é de equilíbrio e bom senso e se for necessário, o comércio e demais setores serão fechados novamente, principalmente se identificado relaxamento das medidas preventivas por parte da população. Ele alertou que o poder público está acompanhando diversos fatores diariamente. O retorno das lojas abertas foi com muitas filas, aglomerações e pessoas sem máscara.

“Estamos analisando todos os dias como vai se comportar a curva da doença, pessoas contaminadas, número de leitos ocupados nos hospitais e esses dados vão dar o norte da necessidade de se fechar tudo novamente. Quanto mais respeitar as regras, mais rápido vamos sair dessa”, sustentou. Marcelo Belinati afirmou que o município tem se utilizado de estudos de uma universidade de Londres, que sugere períodos de abertura e fechamento dos setores produtivos.

ÁREAS PÚBLICAS

Ele ainda pediu para que os populares parem de brigar nas redes sociais e se ajudem. “Se as pessoas não colaborarem, muitos vão se contaminar com o coronavírus numa velocidade sem controle." O decreto que determinou o fechamento de parques, lagos e demais áreas públicas continua vigente.