O prefeito Marcelo Belinati (PP) assegurou que Londrina não sofrerá com a falta de medicamentos que formam o 'kit intubação', como relaxantes musculares, sedativos e anestésicos, e são destinados principalmente a pacientes com Covid-19. A declaração foi dada durante entrevista concedida aos jornalistas Carla Sehn, Raquel Rodrigues, Fábio Silveira e Cláudio Osti no canal Lugar da Fala, disponível no Youtube.

Imagem ilustrativa da imagem Belinati garante que Londrina não ficará sem medicamentos do 'kit intubação'
| Foto: Roberto Custódio

Na semana passada, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que havia só estoque desses remédios para mais 10 dias na cidade. O jeito foi clamar por intervenções dos governos estadual e federal. Uma carta de apelo foi enviada aos poderes pedindo o envio urgente dos produtos. Por enquanto, o Ministério da Saúde e a Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) não disseram se vão atender o pleito. O documento também é assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Jairo Tamura (PL), e diretores de hospitais públicos e privados.

"Não vai faltar. Houve um desabastecimento em todo o Brasil, mas estamos tomando medidas para evitar que isso aconteça em Londrina. Existem outros tipos de medicamentos que podem ser usados além desses que estão com risco de faltarem", pontuou Belinati. Para tentar contornar o problema, a prefeitura fez uma requisição administrativa dos itens em três distribuidoras do município, mas a quantidade "apreendida" não vai durar por muito tempo, conforme explicou Felippe Machado.

Veja a entrevista completa de Marcelo Belinati no vídeo abaixo: