Uma viagem cultural. Esta é a impressão que se tem ao entrar na Feira Mãos e Arte, evento que reúne artesanato de 20 países e onze estados brasileiros e que já faz parte do calendário de Londrina. O público esperado pelos organizadores nesta quarta edição da feira, que acontece pela primeira vez no Centro de Eventos do Shopping Catuaí, é de 50 mil pessoas.
Os organizadores destacam que neste ano países como Marrocos, Irã e Istambul estão participando pela primeira vez. A organizadora do evento, Solange de Paula, disse que o fluxo de pessoas é intenso na feira. ''O público tem comparecido e comprado bastante'', garantiu. Ela disse que chega até os expositores através dos consulados. ''Alguns já estão acosumados a participar deste tipo de feira pelo Brasil'', afirmou.
A grande variedade de produtos feitos nos mais diversos materiais atrai a curiosidade do público, como é o caso das folhas de árvores banhadas a ouro e prata, das roupas feitas em algodão naturalmente colorido, das peças em murano, madeira ou cerâmica entre outros produtos. ''O artesanato brasileiro faz sucesso, mas sem dúvida os artigos internacionais são os que mais encantam os visitantes'', disse Solange.
A feira conta com um público variado. Mãe e filha, Elizete e Caroline Lima disseram que costumam visitar o evento todos os anos. ''Este visual é bem bonito. São peças que não estamos acostumadas a ver. Cheguei agora na feira, mas já estou encantada com tanta coisa diferente. Vale muito a pena vir'', afirmou Elizete. A agente de viagens Juliana da Cruz estava animada com tantos materiais exóticos. Com uma peça feita em chifre de boi nas mãos, ela contou que estava visitando a feira pela primeira vez. ''Eu não imaginei que encontraria tanta variedade e que teria tanta proximidade com os países. Já comprei alguns artesanatos e gostei muito. A parte africana me impressionou, principalmente porque as expositoras não falam português'', destacou.
O conhecimento das diferentes culturas não é oferecido apenas pelas peças, mas também na hora da compra, já que a maior parte dos vendedores é formada por estrangeiros. Da África do Sul, a artesã Katleho Mokoena trouxe artesanato e muita simpatia. ''É a terceira vez que estou no Brasil com os produtos e pela primeira vez vim a Londrina'', disse. O expositor iraniano Said Astaraki disse que está contente com o movimento em seu estande. ''Os tapetes persas são bem procurados. Trouxe várias peças decorativas banhadas a ouro, vasos em murano e móveis. Isso chama atenção das pessoas'', afirmou.
Para o marroquino Hassan Ali Bassam, a feira é uma oportunidade de mostrar como são produzidos os artigos que ele vende. ''Parte do que eu trouxe é feito à mão pela minha família. As bandejas em prata são feitas com um martelo que delicadamente vai dando forma às peças'', explicou. ''Vou três ou quatro vezes por ano até o Marrocos, passo por várias cidades selecionando produtos diferentes para trazer para as feiras'', completou.
Serviço:
- A Feira Mãos e Arte tem entrada gratuita e será realizada até o dia 20 de novembro no Centro de Eventos do Shopping Catuaí, das 13 horas às 22 horas.

Belezas, arte e cultura
Belezas, arte e cultura Belezas, arte e cultura Belezas, arte e cultura Belezas, arte e cultura Belezas, arte e cultura Belezas, arte e cultura Belezas, arte e cultura Belezas, arte e cultura Belezas, arte e cultura Belezas, arte e cultura