Beleza Americana lidera indicações para o Globo de Ouro
Nova York, 20 (AE) - Beleza Americana (American Beauty), do diretor inglês Sam Mendes, e O Informante (The Insider), de Michael Mann, receberam o maior número de indicações à 57ª edição do Globo de Ouro, prêmio aos melhores do ano no cinema e TV dado pela Associação de Correspondentes Estrangeiros em Hollywood.
Os filmes de Mendes, com seis indicações, e Mann, com cinco, concorrem na categoria de melhor drama do ano ao lado de Hurricane - O Furacão, de Norman Jewison; Fim de Caso, de Neil Jordan; e O Talentoso Ripley, de Anthony Minghella. Todos os cineasta foram indicados ao Globo de Ouro de melhor direção.
O Brasil que tinha chance na categoria de melhor filme estrangeiro com as produções Orfeu, de Cacá Diegues, e Oriundi, de Ricardo Bravo, não conseguiu ficar entre os cinco finalistas. O destaque do Globo de Ouro desta categoria é o filme Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar (Espanha).
Dirigido pelo estreante Mendes, um renomado diretor teatral na Inglaterra, Beleza Americana é uma amarga sátira sobre a dissolução do casamento de um casal vivido por Kevin Spacey e Annette Bening, ambos indicados ao prêmio de interpretação por suas irrepreensíveis performances. Já O Informante é um drama real que acompanha os bastidores de um programa de TV, o 60 Minutes, durante uma polêmica denúncia da indústria tabagista americana. Fim de Caso e O Talentoso Ripley são adaptações literários, ambos já filmados anteriormente, dos livros de Graham Greene e Patricia Highsmith. Já Hurricane - O Furacão é sobre a história real do boxeur-título, que também inspirou a famosa canção de Bob Dylan, encarcerado durante duas décadas por um crime que não cometeu.
O Globo de Ouro divide os prêmios de melhor filme em duas categorias, drama e comédia/musical. Os concorrentes da última são A Máfia no Divã, de Harold Ramis; Being John Malkovich, de Spike Jonze; Man on the Moon, de Milos Forman; Um Lugar Chamado Notting Hill, de Roger Michell; e Toy Story 2, de John Lasseter. A mesma divisão acontece nas categorias dedicadas aos melhores intérpretes do ano.
Além de Kevin Spacey, os atores indicados na categoria drama foram Russell Crowe (O Informante); Matt Damon (O Talentoso Ripley); Richard Farnsworth (The Straight Story, de David Lynch); e Denzel Washington (Hurricane). Os cinco atores em papéis cômicos do ano são Jim Carrey (Man on the Moon); Robert De Niro (A Máfia no Divã); Rupert Everett (O Marido Ideal, de Oliver Parker); Hugh Grant (Um Lugar Chamado Notting Hill); e Sean Penn (Sweet and Lowdown, de Woody Allen).
Annette Bening abre a categoria de melhor atriz/drama ao lado de Julianne Moore (Fim de Caso); Meryl Streep (Music of the Heart, de Wes Craven); Hilary Swank (Meninos Não Choram, de Kimberly Peirce); e Sigourney Weaver (A Map of The World, de Scott Elliott). Em papéis cômicos foram lembradas, Janet McTeer (Tumbleweeds, de Gavin OConnor); Julianne Moore (O Marido Ideal
em dupla indicação); Julia Roberts (Um Lugar Chamado Notting Hill); Sharon Stone (A Musa, de Albert Brooks); e Reese Whiterspoon (A Eleição, de Alexander Payne). O Globo de Ouro será entregue no dia 23 de janeiro.





