Ri­bei­rão Pre­to - Foi se­pul­ta­do on­tem, em Ri­bei­rão Pre­to, o cor­po da me­ni­na Geo­va­na Ema­nuelly Es­te­vão San­tos, de pou­co ­mais de qua­tro me­ses, que mor­reu afo­ga­da, du­ran­te a ma­dru­ga­da, nu­ma ba­cia de ­água que es­ta­va ao la­do da ca­ma da mãe. Ma­ria­na Trom­be­la Es­te­vão acor­dou por vol­ta das 5 ho­ras e viu que a me­ni­na ti­nha caí­do na ba­cia de ­água, co­lo­ca­da pa­ra umi­di­fi­car o quar­to, por orien­ta­ção mé­di­ca, já que a me­ni­na ti­nha bron­qui­te.
Mor­te Sú­bi­ta
  Um es­tu­do do Cen­tro de Pes­qui­sas Epi­de­mio­ló­gi­cas da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Pe­lo­tas (UF­Pel) mos­tra que co­lo­car o be­bê pa­ra dor­mir de bar­ri­ga pa­ra ci­ma re­duz em até 70% o ris­co de mor­te sú­bi­ta. Com es­se da­do, cai por ter­ra a cren­ça de que, ao dor­mir de bar­ri­ga pa­ra ci­ma, o be­bê po­de as­pi­rar o pró­prio vô­mi­to e se afo­gar.
  A pes­qui­sa da UF­Pel cons­ta­tou que se uma crian­ça es­tá dei­ta­da de bar­ri­ga pa­ra ci­ma e se afo­ga, sua ten­dên­cia, por ins­tin­to, é tos­sir e com is­so cha­mar a aten­ção dos ­pais. No ca­so da mor­te sú­bi­ta, es­sa rea­ção não acon­te­ce e a mor­te se dá de for­ma ‘‘­silenciosa’’.
  Os pes­qui­sa­do­res res­sal­tam tam­bém que, ao dei­tar de la­do ou com a bar­ri­ga pa­ra bai­xo, o be­bê res­pi­ra um ar vi­cia­do, ou se­ja, o ar que ele pró­prio ex­pi­ra.