Quito, 05 (AE-DOW JONES) - O presidente do Banco Central do Equador, Claudio Better, afirmou que o país descarta as hipóteses de congelar contas em dólar, dolarizar a economia ou atrelar a moeda do país ao dólar como forma de conter a perda de reservas.
"Nós descartamos completamente qualquer sistema que envolva congelamento de contas e, de acordo com estudos que fizemos, não acreditamos que haja consenso político para dolarizar a economia", disse Better durante reunião com jornalistas em Quito.
Para ele, dolarizar a economia equatoriana "no momento seria impossível". O sucre caiu 10% frente ao dólar ontem, em meio a especulações de que o governo congelaria as contas em dólar ou adotaria outras medidas drásticas.
Líderes empresariais e sindicalistas pediram ao presidente Jamil Mahuad que adote medidas para defender a moeda. Better afirmou que a oscilação do câmbio é puramente especulativa e que o sucre deverá começar a recuperar valor em breve.
Segundo ele, o BC equatoriano vai se reunir com os bancos comerciais para discutir política monetária. A instituição deverá divulgar um relatório a respeito na sexta-feira.