São Paulo, 10 (AE) - O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) e a Telefónica se preparam para intensificar as suas relações e iniciar novos projetos conjuntos.
O primeiro deles deve ser na área de banco por telefone. Na quarta-feira da semana passada o BBVA e a Telefónica anunciaram o primeiro grande acordo entre uma operadora de telecomunicações e uma instituição financeira no âmbito da Internet.
O BBVA adquiriu 3% da Terra, subsidiária da Telefónica na Internet e, por sua vez, a maior operadora de telecomunicações da Espanha se comprometeu a comprar 20% do Uno-e, o banco por Internet que o BBVA lançará em fevereiro.
Atualmente o BBVA detém 9% do capital da Telefónica e conta ainda com quatro representantes no Conselho de Admistração da operadora.
O BBVA, que fará a sua primeira assembléia geral de acionistas no dia 12 de fevereiro, pretende anunciar ainda um acordo com o Unicrédito, instituição financeira italiana.
O primeiro passo seria um intercâmbio de ações, que, em um prazo de três anos, poderá acabar em uma fusão, transformando as duas instituições em uma dos maiores bancos do sul da Europa.