Barcos recolhidos passarão por análise técnica
PUBLICAÇÃO
sábado, 10 de fevereiro de 2007
Luciana Pombo<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Os seis barcos da Polícia Ambiental do Paraná que foram comprados em junho de 2006 para o Programa Pró-Atlântica foram recolhidos esta semana e passarão por uma revisão técnica na semana que vem para verificar as condições do casco das embarcações e dos motores -que perderam potência por conta do tipo de gasolina que é usada no Brasil (com mistura de álcool). A decisão foi tomada após denúncia da Folha mostrando que os barcos estavam sofrendo avarias (um deles estava com os rebites soltando e a água estava entrando pelo casco), que os sensores exigidos pelo edital de licitação para saber a temperatura na água não estavam instalados e que os motores não estavam com bom desempenho.
Os barcos têm motor Mercury Mariner (com quatro tempos e 115 hp). Os motores têm garantia de dois anos. Os bicos das embarcações apresentam problema e terão que ser trocados. A revisão e a avaliação das embarcações serão realizadas dentro da Motor Náutica de Paranaguá (credenciada pela MN Naútica para fazer a revisão). A fábrica Metal Brás, que produziu as embarcações, mandará um técnico na próxima segunda-feira para fazer o acompanhamento das revisões em Paranaguá.
De acordo com o diretor geral da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Allan Jones dos Santos, alguns problemas podem ser sanados imediatamente.


