São Paulo, 02 (AE) - Passados os dias de maior risco por causa do bug no ano 2000, as instituições financeiras preparam-se para atender amanhã (03) quantidade de clientes superior aos dias de maior movimento. Além do volume de operações, este será o primeiro dia útil de 2000 em que haverá processamento de dados referentes a 1999, provocando uma espécie de mistura dos sistemas de dois dígitos (que traria o bug) com o atual.
Outro fator ainda em observação pelos especialistas que desenvolveram os sistemas antibug refere-se às operações não rotineiras dos bancos, como informes fiscais para Imposto de Renda ou controle de balanços das empresas, realizados uma ou duas vezes por ano. Também devem merecer atenção especial, principalmente por parte dos consumidores, os boletos bancários emitidos no ano passado com vencimento para este mês.
"É uma situação que foge ao controle do banco, pois a maioria dessas emissões é feita pela própria empresa, que pode não ter adaptado adequadamente seus sistemas", diz o diretor-executivo de Marketing e Produtos do Unibanco, Geraldo Travaglia. "O caixa é obrigado a receber segundo as informações descritas no boleto." Para continuar com a situação sob controle, o Unibanco, por exemplo, acompanhará a atualização dos dados em seu sistema até 29 de fevereiro com um esquema especial. Durante esta semana, o banco irá manter a equipe de plantão reforçada que trabalhou na virada do ano.
Desde o dia 31, no entanto, poucos clientes do Unibanco utilizaram a estrutura montada. Na passagem do ano, os 330 funcionários de plantão na central de atendimento atenderam 15% do movimento previsto. No último dia do ano, o volume de saques foi inferior à média dos dias úteis. O banco só registrou alteração na quantidade de extratos retirados no dia 30 - quase 600 mil diante da média diária de 440 mil emissões durante o mês de dezembro.
A expectativa é de que grande parte dos clientes voltem a procurar o banco nesta segunda-feira, principalmente para tirar extratos e pagar contas. Por isso, a instituição preparou-se para atender, somente por meio de seus serviços por telefone, 427 mil ligações. Em 8 de novembro, uma segunda-feira com movimento de pico, foram registradas quase 272 mil ligações.