Paris, 28 (AE) - Rica em potássio, a banana transformou-se na fonte de energia do tenista Gustavo Kuerten nos seus jogos em Roland Garros. Famoso por seu apetite voraz, Guga encontra na fruta uma jeito de disfarçar a fome e ainda recuperar-se do desgaste físico nas partidas. O técnico Larri Passos, responsável pela dieta do jogador, avisa que este artifício é usado há muito tempo - "o Guga gosta muito de banana" - e ajuda no seu desempenho.
"Os jogos de Guga estão sendo quase todos na hora do almoço"
conta Passos. "Ele (Kuerten) não gosta de comer muito no café da manhã, então fica com fome, e às vezes me pede um sanduiche durante o jogo, mas como gosta muito de banana está comendo aqui em Roland Garros." O poder da banana no tênis já é bastante conhecido. Um dos primeiros jogadores a usá-la durante o jogo como fonte de energia e no combate as caimbras, foi o alemão Boris Becker. Seguiram seu exemplo muitos outros tenistas como Michael Chang, por exemplo.
Carnaval - A dieta de Kuerten é controlada, especialmente em competições longas e importantes como Roland Garros. O técnico Larri Passos é quem orienta o jogador há muitos anos.
"Três dias antes do torneio, o Guga deixa de comer carnes vermelhas", diz o treinador". Passa a se alimentar apenas de saladas, peito de frango e massas." Como Kuerten gosta de um bom bife, Larri Passos contou que em Biarritz, para onde foram uma semana antes de começar Roland Garros, o tenista viveu seu carnaval. Comeu carne à vontade, deliciou-se com o entrecot francês, matando o desejo.
"O Guga estava fazendo a preparação para o torneio, com musculação e precisando mesmo de proteínas", disse Passos. "Fomos duas vezes a bons restaurantes de carne e foi bom, pois o tenista também teve um prazer, que tanto gosta." Larri conta que desde os 14 anos cuida da alimentação de Kuerten.
Contou que por muitas vezes fez para o tenista o soro caseiro, com sal, açucar e água. "Sempre disse: Guga com isso você não precisa tomar mais nada durante as partidas", disse Passos. "Agora já tem alguns isotônicos que cumprem o mesmo papel." Assim, se os jogos de Guga em Roland Garros continuarem a ser disputados na hora do almoço, o poder da banana vai continuar acompanhando o jogador neste torneio de Roland Garros.