Londrina - Um ônibus equipado com uma série de equipamentos utilizados em casas noturnas, como lasers, globo de espelhos e equipamentos de áudio, circulou ontem à tarde por vários pontos de Londrina. O veículo levava manifestantes pedindo o fim da violência contra as mulheres. O recinto do ônibus foi transformado em uma discoteca. No entanto, enganam-se aqueles que imaginavam que a festa seria como outra qualquer. Os passageiros eram bem mais engajados por uma causa social do que os frequentadores de uma casa noturna tradicional.
A mobilização foi inspirada pelo vídeo "One Billion Rising" (onebillionrising.org), divulgado na internet, em que pessoas foram convidadas a se levantar contra as agressões contra as mulheres, sejam elas psicológicas ou físicas
O ônibus partiu da Avenida Saul Elkind e passou pelas avenidas Rio Branco, Juscelino Kubitschek e Higienópolis e Rua Benjamin Constant. O ponto final foi a Praça Rocha Pombo. A promoção foi dos integrantes dos grupos Marcha das Vadias e Elitytrans Londrina, cujos integrantes empunharam os microfones solicitando apoio à causa, já que, segundo a entidade, o Paraná é o terceiro Estado do Brasil em violência contra as mulheres.
A atriz Tatiane Cristina da Silva, de 27 anos, uma das organizadoras e falou que não se trata de um evento isolado, já que um bilhão de mulheres se manifestariam por todo o planeta simultaneamente para pedir o fim da violência contra elas. "As mulheres sofrem violências desde que nascem e isso se estende também para os homossexuais e transexuais e por isso precisamos acabar com as diferenças de tratamento de gênero", solicitou.

mockup